Áreas do Direito: as mais requisitadas para 2021

Áreas do Direito: as mais requisitadas para 2021

Falar em áreas do Direito pode ser um tema muito abrangente, já que muitas existem, sendo diversas as possibilidades a depender do tipo de carreira.

Porém, é possível “filtrar” algumas dessas áreas tendo como base o último ano, marcado por uma pandemia e, também, o ano de 2021.

Se você é estudante ou tem a pretensão de mudar de carreira, acompanhe nosso conteúdo e tenha algumas sugestões de áreas do Direito mais requisitadas atualmente.

Áreas do Direito no Brasil

Você sabia que o Brasil é o país com maior número de cursos de Direito no mundo? Até 2020 eram 1.755 faculdades de ensino jurídico.

Além disso, o último Censo da Educação Superior aponta o Direito como o 3º curso com mais alunos ingressos (7%), atrás apenas de Pedagogia (10,4%) e Administração (8,2%).

Da mesma forma, as possibilidades entre áreas do Direito e opções para seguir carreira são muitas.

Por isso, considerando o cenário ainda em pandemia e as expectativas após, listamos aqui as que seguirão mais requisitadas em 2021.

Áreas mas requisitadas

A partir daqui, listamos áreas do Direito que tiveram relação direta com medidas provisórias e novas legislações aprovadas no último ano. Confira!

  1. Direito Trabalhista

Esta foi uma das áreas mais afetadas pela Covid-19, já que nos deparamos com isolamento social, impactos negativos na economia e medidas provisórias.

Entretanto, para alguns especialistas, essas medidas foram uma forma de lidar com a crise, e seus desdobramentos virão depois, gerando maior demanda aos profissionais da área.

  1. Direito Empresarial

Em todo o mundo, empresas foram impactadas pela pandemia e sua crise econômica. Alguns processos se intensificaram, como as ações de falência e recuperação judicial.

Visto que, em 2020, passando a valer este ano, nos deparamos com a Nova Lei de Recuperação Judicial, trazendo ainda mais importância ao conhecimento entre as áreas do Direito.

E então, você já atua ou se identifica com alguma dessas áreas? Se gostou,  também não se esqueça de compartilhar!

  1. Direito Contratual/Imobiliário

Sabia que a renegociação de contratos bateu recordes em 2020? Diante do cenário vivido, ações conciliatórias foram fundamentais para firmar acordos.

Já no caso da renegociação de aluguéis, contratos de compra e venda e a entrega de imóveis, estes foram os campeões de buscas na internet, e a área ganhou notoriedade.

  1. Direito do Consumidor

Turismo e entretenimento estiveram entre as áreas do Direito mais afetadas diante do isolamento social, gerando cancelamentos de eventos e viagens, por exemplo.

Diante disso, o direito do consumidor foi (e continua sendo) fundamental para organizar essas demandas, bem como a problemas com compras online, outro nicho que se destacou na pandemia.

  1. Direito Tributário

Mais uma, entre as áreas do Direito, que ganhou evidência em função da atual conjuntura, em que o pagamento de impostos e tributos passou para o fim da lista de prioridades.

Ou seja, a situação gerou inadimplência e, além da atuação de medidas provisórias, cabe ao advogado encontrar soluções e realizar um planejamento tributário para as empresas.

E então, você já atua ou se identifica com alguma dessas áreas? Se gostou,  também não se esqueça de compartilhar!

Deixe uma resposta