Uma empresa que queira sobreviver no mercado e se destacar pela qualidade deve considerar a contratação de uma consultoria jurídica.
Como veremos a seguir, existem inúmeras situações onde um profissional da área jurídica será fundamental para sua economia de tempo e dinheiro. Um advogado pode atuar de forma preventiva ou representativa para sua empresa, ele te ajudará a administrar melhor o seu negócio, combatendo eventuais situações de risco.
O que é a consultoria jurídica?
A Consultoria jurídica é um serviço prestado sem envolvimento do Poder Judiciário de forma direta, como, por exemplo: Emissão de pareceres e relatórios, elaboração de contratos, análise de contratos e acompanhamento em eventos de auditorias etc.
Como funciona a consultoria jurídica?
O consultor é responsável por interpretar a lei brasileira e verificar a solução que melhor se encaixe nas necessidades diárias das atividades empresariais e que corresponda aos anseios da instituição. Com atuação preventiva, a consultoria jurídica consiste em realizar estudos e elaborar relatórios a fim de evitar problemas futuros.
Separamos algumas vantagens da consultoria jurídica, para você entender mais sobre o assunto. Confira!
1- Antecipação de riscos
A consultoria ajuda a prever riscos ocultos ou inerentes à atividade e também ajuda a estudar soluções, indicando vantagens e desvantagens para resolver determinada situação. Assim, o risco pode ser antecipado e a partir de aí ser combatido no menor período de tempo possível.
2- Grande Economia
Quando há assessoria jurídica desde o início da empresa, a probabilidade de crescimento é bem maior, pois, com a tomada de decisão correta diante de situações desastrosas e até mesmo a previsão delas, evita que o empresário gaste dinheiro com longos processos judiciais e honorários para um desconhecido.
Dessa forma, esse dinheiro economizado pode ser revertido em investimentos para o crescimento da corporação, trazendo um resultado inovador e sem gastos desnecessários para empresa.
3- Auxiliam no planejamento
Em um mercado tão competitivo, em que surgem novas empresas diariamente o planejamento é o oxigênio de uma empresa. Com o planejamento, é possível ter uma visão clara dos problemas futuros e antecipar as soluções para lidar com eles. Essa atitude pode, por exemplo, transformar seu pequeno negócio em uma grande corporação de sucesso.
Nesse sentido o profissional jurídico irá ajudar o empresário (a) a antecipar esses riscos nas tomadas de decisão sobre compras e novos mercados. Somente através de um planejamento bem estruturado com a ajuda de um advogado, o empresário poderá antever problemas e comemorar contratos com mais segurança.
4- Não implicam em obrigações trabalhistas
Ter um corpo de advogados integrado na empresa seria o ideal, mas é inviável para pequenas empresas, já que a contratação direta de profissionais para compor o setor jurídico gera obrigações trabalhistas e altos gastos mensais. Desse ponto de vista, há uma vantagem enorme em abrir mão da assessoria interna e recorrer à externa, que não implicará em encargos trabalhista, haja vista e inexistência de vínculo de trabalho, posto que é totalmente autônomo.
Além disso, segundo reza do Estatuto da OAB, no artigo 20, um advogado que integra o departamento jurídico em uma empresa não pode ultrapassar 20 horas semanais em sua carga horária. Portanto, bancar um advogado interno para pequenas empresas, se torna um serviço muito caro e praticamente inviável.
Já a assessoria jurídica externa não se enquadra nesse contexto, e, assim, possui maior flexibilidade quanto à carga horária mantendo a sua empresa protegida e sem implicações de leis trabalhistas.Veja também:
Veja também: