A época em que estamos na faculdade é uma das melhores de nossa vida. Ainda que não estejamos totalmente inseridos na prática do Direito, aprender – e dominar – a teoria é tão importante quanto atuar na área escolhida. Por isso, preparamos uma série de conselhos para você, estudante de Direito. Siga com a gente!
1. Aprenda a falar bem
Você não precisa ingressar na faculdade de Direito já dominando a escrita e sabendo se expressar bem. Ainda que existam estudantes com tais características já inatas, é completamente possível que você desenvolva sua comunicação à medida em que avance dentro do curso, assim como na vida profissional. A dica é se arriscar, seja em seminários, debates, mesas redondas, etc.
2. Fuja da mediocridade
Não descarte o estudo de livros simplificados ou resumidos. Afinal, eles podem te auxiliar com dúvidas e textos descomplicados das leis. Entretanto, não paute sua formação em obras simplórias, pois isso lhe trará uma compreensão rasa acerca do Direito como um todo.
3. Não trate a faculdade como degrau para os concursos públicos
No curso de Direito, você terá a oportunidade de aprender e compreender, a fim de construir futuramente uma carreira sólida. Se você se limita a estudar visando integrar somente um sistema, corre o risco de não se tornar um profissional de excelência em nenhuma área específica.
4. Faça um estágio de qualidade
Enquanto um estudante de Direito, você poderá observar no estágio como se dá a prática da profissão. No estágio, procure colocar a mão na massa, e isso implica ingressar em lugares que você possa realmente aprender.
5. Escreva muito
Estudar e compreender as teorias é deveras importante. Porém, a escrita se faz tão importante quanto, pois é com ela que se torna possível externar seus conhecimentos. Procure escrever artigos, participar de grupos de pesquisa e desenvolva ao máximo sua capacidade dissertativa.
6. Não se indisponha desnecessariamente com ninguém
Procure escolher e compreender bem suas lutas. Você não precisa se manter à parte de nenhuma causa, mas é importante saber a importância de amizades e contatos, pois ninguém cresce sozinho.
7. Ame – e defenda – a Constituição Federal
Ainda que discorde da Constituição de nosso país, esta deve ser respeitada e defendida, pois é ela que nos rege como sociedade e sua vulnerabilidade causaria enfraquecimento no sistema jurídico brasileiro.
8. Marque presença em audiências e júris
Além do estágio, você pode aprender sobre a prática do Direito ao ver audiências e júris. Por isso, procure reservar um tempo de sua formação com tais eventos. Ao estudar, de antemão, os ritos processuais a serem presenciados, você estará visando um aprendizado produtivo.
É certo que não existem fórmulas corretas de como construir uma boa formação no Direito. Ainda assim, é preciso manter-se firme e dar o seu melhor, pois o final valerá – e muito – a pena.
Fontes: JusBrasil/ Evinis Talon.