PETS em ambiente de trabalho

PETS em ambiente de trabalho

Tudo que você precisa saber para aderir os PETS em sua empresa.

No artigo anterior Seja PET FRIENDLY abordamos sobre os pets como forma de atrair clientes para os estabelecimentos empresariais, tais como restaurantes, salões de beleza, hotéis etc.

Nessa parte 2 (dois) iremos tratar dos pets em ambientes de trabalho PET FRENDLY.

1- O que quer dizer Pet Friendly?

São lugares onde o seu cão ou gato são muito bem-vindos. Se você ainda não sabe o que significa Pet Friendly, nós explicamos: a expressão pode ser traduzida ao pé da letra como ‘amigo dos animais’ e é utilizada para identificar lugares onde os animais são bem-vindos, aceitos, onde podem permanecer.

2) É permitido levar pets no local de trabalho?

Sim.  De acordo com o estudo realizado pela Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, pets em ambiente de trabalho  pode trazer benefícios ao local de trabalho, incluindo redução de estresse, além de deixar o trabalho mais satisfatório para os funcionários.

O estudo comparou colaboradores que levavam seus cachorros ao trabalho com os que não levavam e os que não possuem pets nas áreas de estresse, satisfação profissional, comprometimento e apoio. “As diferenças de estresse entre os dias em que os cachorros não estão presentes são significativas”, disse Randolph T. Barker, PhD e professor responsável pela pesquisa.[i]

Em São Paulo, alguns espaços de coworking aderem ao pet friendly e o escritório do Google permite que seus colaboradores levem seus cachorros desde 2013. Mas é preciso respeitar algumas regras, como tamanho do animal dentre outras. O dono precisa ser capaz de carregar o cachorro dele no colo em caso de emergência. Outro quesito é a concordância: os colegas precisam estar de acordo com a presença do animal.

A head de RH da   de estimação para o trabalho deixa os funcionários mais felizes. “E também mais relaxados, produtivos e criativos.”

3) Quais as condições necessárias?

*Ambiente preparado

Para o escritório receber os pets é necessário um espaço mínimo e regras de boa convivência para evitar acidentes, além de obedecer às normas do condomínio, caso o ambiente seja em um edifício corporativo, por exemplo. “Há empresas que adotam o pet day, ou seja, é eleito um dia da semana para os funcionários levarem os seus animais de estimação”, explica a veterinária Patrícia Moraes, CEO e fundadora da Pet at Work, empresa de consultoria especializada em pet friendly. Ela cita como benefícios a melhora no relacionamento interpessoal, a diminuição de turnover e de estresse, maior motivação e comprometimento com a empresa.

O Diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, Mario Marcondes vai além. Ele explica que a presença do animal traz, de forma lúdica, a liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. “Os cachorros são usados em visitas a hospitais, asilos e agora em escritórios e são um facilitador em ambientes com muito estresse ou que precisam de criatividade”, diz Marcondes. Segundo ele, os cachorros são mais fáceis de se adaptar do que os gatos, pois estes são mais independentes e não interagem tanto.

Antes de começar a levar os animais aos escritórios, porém, é preciso se certificar se o animalzinho está com a saúde adequada. “É importante que ele passe por uma consulta com o veterinário para saber se ele foi vacinado, vermifugado, não tenha dor nem lesões de pele, enfim, se é um animal saudável”, completa o especialista.

Outra dica é a escolha da raça. O golden retriever é dócil, diferentemente de animais de guarda, como rottweiler ou o pastor alemão. Caso o cachorro não esteja acostumado com pessoas, há treinamentos específicos para lidar com essas situações. “No hospital, iniciamos esse tipo de treinamento. Com três ou quatro sessões, de uma hora cada uma, é possível corrigir algumas situações”, completa o diretor do Hospital Veterinário.

Além da ração e da água, vale levar a caminha do cachorro e alguns brinquedos para ele se sentir seguro em um ambiente amigável.

4) Que tipos de animais são permitidos?

Via de regra os animais de estimação autorizados a frequentarem os escritórios são os cachorros e gatos. Contudo, isso não significa que outras espécies sejam vedadas. Acima de tudo existe a preocupação de que eles não ofereçam riscos e que estejam bem treinados para evitar possíveis dissabores. Assim, estão proibidos: (   cobras;   aranhas;  – sapos;   e animais com problemas de saúde)

As normas para cães de maior potencial ofensivo costumam ser um pouco severas, eles precisam estar sempre em uma coleira e circularem apenas no espaço de trabalho de seus donos.

5) Existem empresas brasileiras que adotam a política do pets friendly?

Sim. No Brasil algumas marcas já perceberam o quanto a presença dos animaizinhos podem tornar o ambiente mais colaborativo Os pets também reduzem a carga de estresse e ansiedade de todos os envolvidos. Seguindo essa diretriz, a Mars, companhia proprietária de marcas renomadas como Whiskas e Pedigree foi uma das pioneiras na autorização para que os funcionários trouxessem os animais sob sua tutela ao local de trabalho. A política começou em 2012 e dura até hoje.

6) Quais são as regras que foram adotadas?

Para que tudo corra da melhor forma, as visitas dos pets em ambiente de trabalho precisam seguir regras pré-determinadas, tais como:

  agendamento da visita;

  limite de três animais da mesma espécie por dia;

  responsabilidade dos funcionários em cuidar da alimentação desses animais.

A Cerâmica Cecrisa é outro exemplo de organização que apostou no carisma dos animais para alcançar maior produtividade. Porém, o sistema da empresa é um pouco diferente. Em vez dos funcionários trazerem seus bichos de estimação, a cada ano ela adota um cachorro abandonado.

Eles passam a viver na sede da Cecrisa e aos finais de semana os membros do grupo se revezam, levando os pets para casa.

7) Como implementar essa política?

Para que a política de pets em ambiente de trabalho seja implantada de maneira bem-sucedida, é fundamental que todos os procedimentos sejam analisados pelo departamento de RH. E ao optar por trazer pets para a empresa, o dono deve atender aos seguintes requisitos:

  apresentar documentos de vacinação em dia;

 – comprometer-se com a higiene;

  certificar da ausência de doenças ou parasitas;

  informar que o animal é devidamente treinado;

 – certificar de que ele não causará problemas de saúde os companheiros de trabalho;

 – apresentar uma apólice de seguro para o animal;

  assinar um termo de responsabilidade;

  agendar os dias da das visitações.

 *Confirme que ninguém faz objeção a presença dos animais

Antes de investir em uma cultura inovadora como esta, é importante verificar se os seus animais são bem-vindos por todos os colaboradores.

Ocasionalmente, podem haver pessoas com problemas de alergia, que tenham medo, ou simplesmente não gostem de animais. Caso isso ocorra, tal política pode surtir o efeito contrário e causar atritos entre os colegas de trabalho.

Nada mais justo do que o proprietário controlar as interações e cuidar do bem-estar do seu animal. Dar água e comida, permanecer em alerta para limpar suas sujeiras, supervisionar a circulação do animal por todos os ambientes são algumas das responsabilidades.

Enfim, o funcionário é o responsável por garantir que o seu pet não cause problemas aos colegas de trabalho, não arrume encrenca com os demais animais que frequentam a empresa, não danifique equipamentos objetos, não perturbe o silêncio e a concentração e dos outros funcionários.

8) Estipule dias da semana para a visitação

Os animais são capazes de trazer bastante alegria, deixar o clima da empresa mais leve. Todavia é preciso dosar esse contato, pois eles podem facilmente tornar-se uma distração.

Se o objetivo é garantir a melhora da produtividade, desenvolver a satisfação dos seus funcionários sem deixar que isso atrapalhe a rotina, designe os dias da semana em que os animais serão aceitos.

9) Quais as responsabilidades de quem leva os seus animais?

A política de conduta para as companhias que pretendem implantar a aceitação de animais será guiada pelo atendimento das necessidades dos funcionários e respectivos mascotes. Então, dessa liberdade também advém certos compromissos, a fim de que todos possam conviver em harmonia.

10) Quais são os prós e os contras de se levar pets em ambientes de trabalho? [ii]

Em um passado recente, a ideia de uma empresa que apoiasse a convivência de animais no escritório parecia uma ilusão. Mas os tempos mudaram.

Hoje, os empreendedores de visão sabem que quebrar os protocolos e adotar uma postura mais humanizada é a chave para manter o entusiasmo dos colaboradores. Fator que reflete diretamente no sucesso do negócio.

10.1 Benefícios que os animais podem trazer a uma empresa:

Contribuem para o alívio do estresse

Os pets em ambiente de trabalho comprovadamente torna os funcionários mais relaxados. Ao contrário do que muitos possam imaginar, eles se sentem bastante confortáveis com a situação e o índice de estresse ao final do dia é bem menor.

As experiências feitas em uma mesma companhia, com um grupo de trabalhadores levando os seus animais e outro não, demonstram que os acompanhados tiveram os níveis de estresse hormonais reduzidos. Ao passo que os desacompanhados de seus animais apresentaram um quadro de esgotamento cada vez maior ao longo do dia.

Promovem a socialização

Empresas que investem na inserção de pets em ambiente de trabalho certamente avaliaram o quanto essa estratégia pode promover a comunicação interna entre os colaboradores. Os animais são um ótimo caminho para iniciar um diálogo mais leve, cujo foco não seja apenas os assuntos corporativos.

O ponto estratégico dessa socialização, diz respeito ao sentimento de conexão entre as pessoas. E dessa forma elas desenvolvem a cultura do trabalho em equipe, conscientizadas da importância de unir esforços em prol de uma performance superior.

 

 

Melhoram a imagem da empresa

 

A permissão da presença de pets em ambiente de trabalho na rotina das corporações também causam impactos surpreendentes em uma figura importante – o consumidor.

 

Assim como no caso dos funcionários, os clientes se sentem mais relaxados e apresentam uma reação positiva quando há a oportunidade desse tipo de interação. Ter animais de estimação nas dependências da empresa transmite uma imagem arrojada e progressista para o mercado – aumenta a percepção dos consumidores para o negócio.

 

Diminuem o fluxo de rotatividade

Uma alta taxa de rotatividade de funcionários não é nada interessante para as empresas, visto que treinar uma nova mão de obra é uma missão que envolve tempo, e principalmente recursosAdemais, todo o conjunto fica prejudicado até que essa pessoa atingir o mesmo nível de desempenho dos seus colegas.

Permitindo animais de estimação no local de trabalho, tem-se a vantagem de impulsionar a satisfação dos seus contratados; também é um motivo que pesa para eles recebam uma proposta de outra empresa.

Anunciar essa vantagem é igualmente uma ótima ferramenta para a fase de recrutamento – é de grande expertise atrair pessoas com ideais parecidos aos valores cultivados pelo empreendimento.

10.2) Aspectos negativos da presença de animais no ambiente de trabalho:

Potencial fonte de distração

O primeiro ponto que precisa ser avaliado antes de decidir pela autorização ou não da permanência de pets em ambiente de trabalho , é a necessidade de estipular regras no intuito de diminuir as chances de que se tornem uma distração.

Na hipótese de um cão, por exemplo, talvez ele não esteja habituado ao contato com muitas pessoas, estranhe objetos ou faça barulhos. Sua permanência certamente requer cuidados com a alimentação e entretenimento para não ficar estressado.

Tudo isso significa que em algum momento o foco das tarefas serão interrompidas ainda que minimamente (mas ainda assim relaxa o colaborador). Além de ser uma situação que se impõe o investimento na criação de ambientes específicos.

Potenciais demandas com a lei

Por mais tranquilos e treinados que sejam os animais de estimação, a empresa nunca estará livre de que ocorram imprevistos cuja repercussão envolva aspectos legais. Ninguém pode assegurar totalmente que o mais dócil cãozinho não vá morder um cliente, um prestador de serviço, ou os próprios funcionários.

Acontece que, enquanto estiverem no estabelecimento da empresa, a companhia deve assumir as repercussões dos fatos. Por isso é importante ponderar sobre tais implicações antes da decisão final. Talvez seja interessante até mesmo a contratação de um seguro.

Potenciais problemas de saúde

Outra situação que também deve ser pensada é que nem todos os colaboradores podem manter proximidade com animais, há casos graves de alergias e fobias que atrapalham a saúde mental. Logo, mais uma vez o empregador precisa calcular bem antes de colocar essa estratégia em prática.

É importante planejar algumas zonas livres, sem o contato com os animais, a fim de atender alguma peculiaridade quando necessário.

Os empreendedores modernos sabem que quanto mais os seus comandados estiverem engajados com a cultura da organização, maiores serão as chances de desenvolver a ideia de colaboração e de inspirá-los para que avancem em suas metas. Por esse motivo, a política de animais no ambiente de trabalho vem ganhando cada vez mais adeptos.

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[1] BABADOBULOS. Tatiana. Por que empresas começaram a permitir animais no trabalho. Acesso em: 06 de março de 2020.

BARKER T.Randolph. KNISELY S. Janet. BARKER B. Sandra. COBB K. Rachel e SCHUBERT M. Christine. Cães no trabalho diminuem stress de funcionários. International Journal of Workplace Health Management. 2012. Acesso em: 06 de março de 2020.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Preliminary investigation of employee’s dog presence on stress and organizational perceptions

Onde foi divulgada: revista International Journal of Workplace Health Management

Quem fez: Randolph T. Barker, Janet S. Knisely, Sandra B. Barker, Rachel K. Cobb, Christine M. Schubert

Instituição: Universidade Virginia Commonwealth, Estados Unidos

Dados de amostragem: 550 funcionários de uma empresa americana

Resultado: Pessoas que levam seus cães ao trabalho são menos estressadas, mais satisfeitas e mais comprometidas com o emprego

A pesquisa foi realizada na empresa Replacements, Ltda., localizada na cidade de Greensboro, na Carolina do Norte, que emprega cerca de 550 pessoas. Entre 20 e 30 cachorros convivem nas instalações da firma todos os dias. Durante uma semana, os cientistas compararam os empregados que levavam seus cães pra trabalhar, os que não levavam e os que não possuíam animais de estimação em casa. Todos os indivíduos responderam, ao longo do dia, a vários questionários que avaliavam o stress, satisfação com o emprego, comprometimento organizacional e apoio.

Apesar de preliminar, este estudo é o primeiro quantitativo sobre como cães que convivem no ambiente profissional podem causar efeitos no stress, satisfação e compromisso dos funcionários”, diz Randolph T. Barker, líder da pesquisa. “A diferença no stress observado nos dias em que o cachorro estava presente no local de trabalho e nos dias em que ele estava ausente foi significativa. Eles ficavam muito mais satisfeitos ao lado dos cães, conta.

Além de questionários solicitados aos participantes da pesquisa, os especialistas coletaram ainda amostras de suas salivas, todos os dias pela manhã. Medições nessas amostras, no entanto, não mostraram diferenças no nível de hormônio do stress dos três grupos de funcionários. No decorrer do dia de trabalho, porém, o stress que os empregados relataram ao responder as perguntas foi menor entre os que haviam levado seus cães e aumentou para os que não levaram e para os que não possuíam animais de estimação.

A equipe observou que os funcionários se mostraram muito mais estressados nos dias em que deixaram seus cães em casa do que nos dias em que os levaram. De acordo com Barker, há uma comunicação relacionada aos cachorros no local de trabalho que pode contribuir para o desempenho e satisfação dos empregados. Por exemplo, aqueles sem animais de estimação foram vistos pedindo pra passar um tempo com o cão do colega durante intervalos no trabalho.

“A presença do animal de estimação é uma intervenção de baixo custo e que causa bem estar, sendo facilmente disponível para muitas organizações que queiram aumentar a satisfação de seus funcionários. Claro que é importante a adoção de políticas que garantam que os animais sejam amigáveis, limpos e bem comportados, já que estarão presentes em ambientes profissionais”, explica Barker. O pesquisador acrescenta que pesquisas de maior amostragem dentro de um ambiente organizacional podem ajudar a confirmar os resultados desse estudo inicial.

[1] Prós e contra de levar pets para o ambiente de trabalho – KANTOR. L. Animais no ambiente de trabalho: como adotar essa tendência?.2018. Acesso em: 06 de março de 2020. Pets em ambiente de trabalho. 

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