Seja PET FRIENDLY

Seja PET FRIENDLY
Beautiful dog lying on the carpet and waiting for the host

ATRAIA MAIS CLIENTES COM ESPAÇO APROPRIADO PARA PETS.

Atualmente oferecer um local apropriado para os pets têm mostrado ser um ótimo “chamariz” para atrair mais clientes, tendo em vista o aumento excessivo de pessoas apaixonadas por animais de estimação. Muitas pessoas passaram a gostar tanto de pets, que procuram evitar filhos e preferem os amigos animais de estimação para serem pais.

O IBGE já calcula que há mais animais de estimação do que crianças, por família. Pensando nisso, um nicho realmente grande, os restaurantes e hotéis devem considerar e estudar como incluir os pets nos seus estabelecimentos a fim de agregar cada vez mais pessoas para dentro da sua clientela.

Com o crescente número de animais, a Vigilância Sanitária teve que abrir os olhos para a demanda, pois, mesmo que não regulamentasse a prática, ela seguiria a acontecer, de forma natural e, inclusive, acompanharia o que já aparece como uma tendência mundial. No exterior é bem comum ver muitos animais, junto dos seus donos, nos estabelecimentos de alimentação.

Em 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma análise que conclui:

 – O Brasil é o 4º país no mundo com o maior número de animais de estimação (132 milhões);

  É, também, o 2º no mundo em número de cães, gatos e aves canoras e ornamentais;

  É o 9º em número de répteis e pequenos mamíferos; e

  É o 10º em número de peixes ornamentais.

Apesar de no setor de restaurantes ser mais comum encontrar cães e gatos, os números impressionam, especialmente, quando se compara com o número de crianças, e há dados a comprovar que há mais animais nas casas do que crianças.

Neste post, iremos focar no que é mais comum, ou seja, nos cães e gatos (pois, pelo menos por enquanto, não se vê clientes com répteis ou mesmo passarinhos nos restaurantes por aí) e como você, proprietário, pode levá-los para dentro do seu restaurante – ou melhor, fidelizar os donos desses pets.

Como já citado anteriormente, a tendência é mundial. Vale lembrar que mais estabelecimentos, além dos restaurantes, estão a receber os pets. Pode parecer surpresa, mas, dentre os locais que também recebem os bichos, indicamos: salões de beleza, hotéis, hospedagens e etc.

 PETS EM AMBIENTES PÚBLICOS

 

1) Sabia que existem locais proibidos para pets?

Os proprietários de animais de estimação devem ter consciência e respeitar essa regra. Em uma viagem ou simples passeio a preocupação é sempre a mesma: levar ou não o animal de estimação? Para ter a companhia do seu amiguinho você deverá procurar lugares que aceitem a presença do seu bichinho. Alguns locais públicos são proibidos para pets. Outros até são liberados.

2) Sou dono de estabelecimento (restaurante – hotel – salão de beleza, etc.) e quero atrair mais clientes. Permita a presença dos pets no local.  

Abra os olhos para essa nova era: os donos tratam seus animais como filhos e os carregam por todos os lugares. Somar essa informação a um serviço bastante procurado, qual seja, o setor da alimentação fora de casa, é estar atento ao fato de que, em relação aos restaurantes da concorrência, o consumidor vai te procurar, se você optar em permitir a entrada dos bichinhos em sua área.

A tendência é tão internacional que o termo é em inglês. Quando o estabelecimento se declara “Pet Friendly” significa, em tradução livre, que ele é amigo dos pets. Ou melhor, seu animal é bem-vindo ali. Não somente para entrar, mas para ficar.

Este termo tornou-se quase um selo, apesar de não oficial. Contudo, é um selo de marketing que deve ser bem aproveitado pelos proprietários dos estabelecimentos.

Seja com mídia externa (redes sociais ou outdoors, por exemplo) ou mídia interna (papel da bandeja ou no cardápio digital), o fato deve ser amplamente divulgado.

Em outras palavras: espalhe este diferencial na experiência do seu estabelecimento para atrair clientes e, até mesmo, continuar no processo de fidelização dos habitués. Anuncie que você é pet friendly e perceba a interação com os consumidores.

Eles estão carentes de estabelecimentos com este diferencial, isto porque, há algumas regras a serem seguidas. A ANVISA precisou regulamentar a presença dos bichinhos nos restaurantes (e demais estabelecimentos pet friendly) a fim de que se garanta o cumprimento das regras de segurança alimentícia.

Antes de mais nada, se você está realmente com a intenção de tornar o seu negócio pet friendly, você deve tomar algumas atitudes, a fim de que respeite a legislação e não sofra nenhuma sanção pelos órgãos regulamentadores.

 

I – OS RESTAURANTES

Os restaurantes, via de regra, são locais proibidos para pets, logo, só é tolerada a presença destes animais nas calçadas e em lugares abertos. Se você, empresário quer permitir a presença dos animaizinhos por gostar deles ou para atrair clientela, deve pensar em uma estrutura e reservar um espaço especial para eles.

 

pet

Restaurantes Pet Friendly – Vamos Juntos? / AMPARA Animal

Uma das condições é que o empresário deverá colocar um dístico, ou seja, uma plaquinha na parte externa do estabelecimento com a informação de que há um local apropriado para os pets. Nesse espaço, deverá existir alimento (ração), água e utensílios para esse fim.

É importante o proprietário do restaurante saber que deverá disponibilizar um local para os pets fazerem suas necessidades fisiológicas.

II – HOSPEDAGEM

Sim!  Nós estamos a falar sobre hotéis para seres humanos e há muitos deles e, também, apartamentos para locação que são explícitos em seus anúncios e dão boas-vindas aos pets dos seus clientes.

 III – COMÉRCIO

Você certamente já deve ter visto muitos shoppings centers e lojas de ruas que não somente deixam potes de comida e água na rua para os cães abandonados, como também recebem – e muito bem! – os seus clientes junto com os seus pets.

1) Quem decide se entram animais em estabelecimentos comerciais?

A decisão cabe exclusivamente ao proprietário. Se a decisão for positiva, deverá informar ao dono do pet que há o cumprimento de determinadas condições, quais sejam: devem ser asseguradas condições específicas, de modo a não permitir, que os animais circulem livremente pelo interior do estabelecimento comercial, ou em locais onde estão expostos alimentos.

Além disso, o proprietário do restaurante poderá recusar a permanência do animal no espaço pelo seu porte ou caso o seu comportamento perturbe o funcionamento do espaço.

2) O dono do pet deve saber que:

Nos restaurantes, os animais terão de estar presos, “com trela curta”, e “não podem circular livremente”, portanto, vedada a sua presença na zona de serviços ou onde existam alimentos.  Em locais movimentados, para um passeio seguro, é importante serem utilizados acessórios apropriados para o transporte desses animais. Bolsas que suportam o peso deles e carrinhos são exemplos de facilidade na hora do passeio. É de bom alvitre que o dono do pet se conscientize de levar consigo o cartão de vacina e manter o animalzinho em total higiene.

Deve garantir que o seu animal não perturbará outras pessoas. Os donos devem ter atenção e preocupação nos locais proibidos para animais em relação à higiene, segurança e silêncio. Os cães muito agitados, que querem mostrar que são os donos da área, devem ser ensinados antes de terem acesso a lugares fechados.

A maioria dos locais não tem água para oferecer ao seu bichinho, leve um recipiente para despejar a água. Em locais proibidos para pets, é importante o uso da coleira para o caso de algo vir a assustar o animal. Se adotar alguns cuidados básicos, você pode ampliar os lugares onde seu melhor amigo lhe fará companhia.

3) Existe alguma legislação a respeito?

 

Pela Lei Municipal de São Paulo nº. 10.309, é proibida a permanência ou entrada de animais em estabelecimentos onde se preparem, manipulem, fabriquem ou vendam produtos alimentícios. A Vigilância Sanitária diz que uma área exclusiva para clientes com seus cachorros deve ser coberta e arejada, com disponibilização de água e empregado exclusivo que não manipule os alimentos.

4) Onde devem ficar os animais?

A decisão é do proprietário do estabelecimento, que pode autorizar a permanência dos animais de companhia na totalidade da área destinada aos clientes ou apenas em zona parcial dessa área, com a correspondente sinalização.

5) Os animais podem ser proibidos de entrar? 

Sim. Pode ser recusado o acesso ou permanência nos estabelecimentos aos animais que, pelas suas características, comportamentos, eventual doença ou falta de higiene, perturbem o normal funcionamento do estabelecimento.

6) Quantos animais podem ter acesso ao restaurante? 

A Lei não define um número concreto e coloca essa decisão nas mãos do proprietário do estabelecimento.

IV – DICAS PARA COMEÇAR A SUA ANÁLISE:

 – Consulte a Vigilância Sanitária da sua cidade para conferir as regras e leis locais;

  Consulte, também, se possível, a legislação municipal, independentemente da atuação da Vigilância. A maioria das prefeituras, hoje, possui a sua legislação disponibilizada em seu portal.

Feito isso, você precisa saber que algumas regras são federais, ou seja, valem em todo o território nacional. Assim, para que você possa dizer que seu restaurante é amigo dos animais, você deve:

  – Ter uma área externa para que eles possam permanecer sem atrapalhar outros clientes e para garantir que os animais não estarão em contato com quem manipula os alimentos do local;

 – Disponibilizar funcionário exclusivo para limpeza do ambiente, para, nos mesmos moldes do tópico acima, que haja respeito pelas regras de segurança alimentar. Ou seja: a mesma pessoa que providencia a limpeza não pode manipular alimentos;

 – Providenciar saquinhos de lixo, para que seu cliente possa recolher os resíduos dos seus animais;

 – Disponibilizar, também, sinalizações específicas na área dos bichinhos, pano de limpeza e produtos desinfetantes;

 – Ter uma lixeira especial para descarte exclusivo de resíduos e material orgânico dos pets é indispensável.

*Cuidados extras

Como bônus, você pode, ainda:

 Disponibilizar água, potes, coleiras e caminhas para descanso: isso não é item obrigatório, mas vai proporcionar uma experiência inesquecível para o seu cliente;

 – Manter à mostra uma tabela de higienização dos itens, tais como as caminhas/almofadas, para que o seu cliente perceba que os pets também estão seguros em comparação aos outros animais frequentadores dos espaços.

Esperamos que, com todos os números comprovados, você possa entender a importância de trazer para perto de si os donos dos animais. Mas não se esqueça que tornar seu ambiente pet friendly exige planejamento e investimento, mas, como informado acima, você mesmo pode fazer um teste e criar, por exemplo, um quiz nas redes sociais do seu negócio.

O público é carente de ambientes assim e você dará um passo bem grande em relação à concorrência. Planeje, estude a legislação e divulgue. Faça muita propaganda do seu restaurante. Pense nesse investimento como algo a proporcionar uma experiência incrível para os seus clientes.

Se você gostou dessa matéria, acompanhe-nos nas redes sociais, visite nosso site e leia a nossa próxima matéria “PETS EM AMBIENTES PÚBLICOS (parte 2) onde abordaremos sobre as normas relativas aos pets em aeronaves, ônibus, como inserir os pets em ambientes de trabalho, cinemas etc.

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